泰坦的工具 - Tim Ferriss

泰坦的工具 - Tim Ferriss

了解可能影響您生活的成功人士的策略,常規和習慣。

Você sabia que Arnold Schwarzenegger, antes de ser o famoso ator de hoje em dia, já foi pedreiro e ficou milionário apenas atuando no ramo de imóveis? E isso antes mesmo da fama!

Pessoas de grande sucesso já enfrentaram diversos desafios para alcançarem o lugar onde estão hoje. E cada um deles possui hábitos e rotinas que contribuíram pra isso.

Ficou curioso(a)? Então vamos entender um pouco mais sobre essas ferramentas dos titãs!

Sobre a obra

"Ferramentas dos Titãs", publicado originalmente como Tools of Titans, foi lançado em 2017 e engloba mais de 130 entrevistas realizadas pelo autor, além dos ensinamentos extraídos de cada uma delas.

Dentre as entrevistas, podemos citar: Arnold Schwarzenegger, Tony Robbins, Kevin Costner, Jamie Foxx, Ed Catmull e Paulo Coelho.

No decorrer dos seus três capítulos que abordam saúde, riqueza e sabedoria, Tim Ferris nos oferece 765 páginas de discussões e insights que você pode aplicar na sua realidade e, assim, se tornar um titã!

E se você deseja se inteirar de todos os detalhes do livro, a edição completa está disponível para compra no link:

Sobre o autor

Tim Ferriss é multifuncional. Ele é empresário, palestrante, escritor, investidor anjo e tem um podcast, o "The Tim Ferriss Show", no qual realizou as entrevistas que serviram de base para este livro.

Foi também autor de best-sellers como "Trabalhe 4 Horas por Semana" e "4 Horas para o Corpo", e mantém o blog "tim. blog", em que publica conteúdos e seu podcast.

Esse livro é indicado para quem?

Esse livro é indicado para todas as pessoas que buscam melhorar suas vidas, seja na questão de saúde, financeira ou de conhecimentos. Com os ensinamentos compilados por Tim Ferriss será possível que você evolua nesses campos a partir das experiências de pessoas bem-sucedidas.

Ideias principais do livro

No decorrer deste PocketBook, vamos tratar sobre os seguintes assuntos:

  • Seja saudável: tenha hábitos que tornarão sua vida melhor;
  • Busque o sucesso: defina seus objetivos, trace suas estratégias, seja persistente e, assim, suas chances de ser rico irão crescer;
  • Desenvolva sua sabedoria: ser sábio é fundamental para o seu desenvolvimento e para a aplicação de todas as suas ideias.

Agora, vamos ao conteúdo!

Overview: Introdução ao Formato do Livro

Tim Ferriss define no prefácio da obra que "este livro é um bufê", pois ele está oferecendo uma gama enorme de entrevistas, conhecimentos e práticas de pessoas que alcançaram o sucesso de alguma forma, seja como grandes atletas, grandes artistas ou grandes empresários.

No decorrer da leitura, é possível escolher aquelas pessoas que você já conhece e admira e, primeiramente, entender as dicas delas, ou até mesmo se surpreender com alguém cujo nome você nunca ouviu falar.

Como nosso objetivo neste texto é te oferecer um resumo do livro para poder absorver 10 horas de conteúdo em 10 minutos, não seria possível passar por todos os entrevistados.

Assim, vamos conversar sobre os principais ensinamentos e as melhores dicas que o livro nos apresenta, mostrando, também, algumas práticas que podem ser aplicadas em nossas vidas.

Overview: Parte I - Saudável

A primeira parte do livro traz boas práticas sobre como ter uma vida mais saudável. Entrevistando grandes atletas, treinadores, pesquisadores e médicos, Tim Ferriss engloba tópicos com algumas curiosidades e práticas que ele mesmo experimentou.

Esses tópicos são:

  • Cerca de 80% dos entrevistados possui algum método de meditação, do método mais simples ao mais complexo. Percebemos que buscar ser uma pessoa centrada e focada auxilia no seu desenvolvimento e contribui para o seu sucesso;
  • Tomar banho gelado pela manhã ajuda a ter mais disposição para o dia, melhorar seu humor e ter mais saúde. Mas não comece direto no banho gelado! Uma boa maneira de iniciar é ir diminuindo a temperatura aos poucos, pois assim o seu corpo irá se acostumar com as baixas temperaturas;
  • Não existe uma fórmula correta para a saúde. Cada pessoa reagirá de uma forma a cada coisa e a melhor forma de descobrir como funciona para você é experimentando;
  • Matt Mullenweg, programador original da plataforma WordPress, diz que "se você quer entrar em forma, comprometa-se a fazer apenas uma flexão por dia". Não há como argumentar contra fazer apenas uma flexão por dia. Com isso, ele demonstra a importância de criar hábitos;
  • O ex-treinador da equipe americana de ginástica, Christopher Sommer, fala sobre a importância dos exercícios e do alongamento para a nossa saúde. Mas, para isso, é preciso persistência. Muitas pessoas não conseguem nem se alongar, então faça alongamentos e assim você terá mais energia;
  • Café da manhã é um assunto polêmico. Enquanto algumas pessoas têm ótimos resultados pulando essa refeição, outras conseguem alcançar seus objetivos a partir de um café da manhã forte e balanceado. Ou seja, este quesito é adaptável de acordo com as realidades e necessidades de cada pessoa;
  • Ter um ritual matinal é muito importante. Independente de qual ritual seguir, criar uma rotina matutina faz com que você tenha mais disposição, seja mais produtivo e se sinta melhor. Como o livro diz: "quem vence a manhã, vence o dia".

Overview: Parte II - Rico

Agora que já aprendemos dicas para viver de forma mais saudável, chegou a hora de aprender dicas para um desejo de muitos: ficar rico!

Se arrisque e busque crescer

Chris Sacca investiu em diversas startups em suas fases iniciais, entre elas o Uber, Twitter e Instagram. Mas para isso, Chris começou por baixo: estava presente em todas as reuniões possíveis, inclusive naquelas para as quais não havia sido convidado.

Ele apenas entrava, sentava e dizia que faria anotações. E funcionou! Dessa forma ele conseguiu cargos no alto escalão de empresas.

Tenha uma visão clara dos seus objetivos

Arnold Schwarzenegger, Tony Robbins e Scott Adams são alguns dos que frisam que é preciso saber para onde você está indo e o que você quer. Depois, precisa ter isso claro na sua cabeça e se esforçar para alcançar esses objetivos.

Tony Robbins, grande coaching sobre desempenho, por exemplo, faz uma preparação matinal diária sobre o que ele vai fazer acontecer naquele dia.

Saiba como lidar com o preço do seu produto e qual estratégia seguir

Marc Andreessen, grande empresário do Vale do Silício, é a favor da estratégia de valorizar seu produto e aumentar seus preços. Segundo ele, devemos saber quando utilizar a estratégia do menor preço possível, pois ela nem sempre é efetiva e várias pessoas já fracassaram com isso.

Entenda como se adaptar

Arnold Schwarzenegger é austríaco, com um sotaque carregado e era fisiculturista nos anos 70. Ao tentar a carreira de ator, não havia muitos papéis que se encaixassem no seu perfil.

Assim, ele criou um nicho que se adequasse às suas características e conseguiu personagens como o Exterminador do Futuro e Conan, que alavancaram sua carreira;

Defina suas prioridades

Grande programador e fundador de uma plataforma de venda de músicas independentes, que foi vendida por milhões de dólares, Derek Sivers ensina que você não fica "ocupado", na verdade você está apenas sem o controle do seu tempo.

Ou seja, se você está sem tempo para algo, é porque não deu prioridade para aquilo e, como Tim Ferriss complementa, "se estou ocupado, é porque fiz escolhas que me puseram nessa posição".

Reflita sobre o que é sucesso

Casey Nestat, diretor de filmes e youtuber, traz uma reflexão sobre o que significa ser bem-sucedido. Para ele, ter sucesso não é passar a maior parte do tempo fazendo o que você ama, mas sim passar pouco tempo fazendo o que você odeia.

Tenha ideias e as desenvolva

O livro frisa que se você estiver com dificuldade em desenvolver novas ideias, é bom que tenha muitas ideias simples, pois destes pensamentos pelo menos um poderá ser desenvolvido em uma ótima ideia.

O autor ainda cita: "tenha ideias ruins, pois a partir delas surgem as ideias boas".

Preste atenção aos detalhes

Pois são eles que podem fazer a diferença. Desde utilizar um estilo de roupa que irá te caracterizar até enviar e-mails descontraídos para seus clientes, passando pelo cotidiano da empresa: são esses pequenos detalhes que fazem os clientes criarem vínculos, os funcionários serem mais motivados e novas ideias surgirem.

Overview: Parte III - Sábio

Não adianta nada sermos saudáveis e ricos se não soubermos agir com sabedoria e nos desenvolver sempre. Por isso, Tim Ferriss nos apresenta os seguintes aprendizados para nos tornarmos mais sábios:

Faça do fracasso um degrau para o sucesso

Aprenda com as suas falhas e entenda como melhorar a partir disso, pois, como o diretor de Hollywood, Francis Ford Coppola diz, "o fracasso não é duradouro".

Tenha empatia

Tente entender como as outras pessoas estão se sentindo e isso vai fazer com que você reflita mais sobre as decisões a serem tomadas, agindo de forma mais sábia.

Seja persistente

Você sabia que Paulo Coelho, um dos maiores escritores brasileiros, procrastina na hora de escrever seus livros?

Grande parte da manhã ele passa lutando contra a procrastinação, mas na hora em que ele senta pensando em escrever apenas meia hora, ele acaba escrevendo durante dez horas.

Só que para isso, é preciso persistência para que ele continue escrevendo e as ideias possam fluir.

Imagine o futuro

Este ponto está muito alinhado a traçar um objetivo, mas, quando falamos de pensar no futuro, é para pensar em como a sociedade estará e em como você pode fazer algo hoje para se adaptar às mudanças.

Uma boa maneira de pensar sobre isso é: "o que você pode fazer para ser lembrado daqui a 200 anos?".

Seja inovador

Não tenha medo de desafios, de testar novas ideias e de inovar. É preciso ser corajoso, pois, ao fazer algo arriscado, você está fazendo o que outras pessoas não tiveram vontade de fazer.

Questione a si mesmo

A obra traz a ideia de que boas perguntas geram boas respostas. Em outras palavras, quando nos questionamos, podemos formular respostas para nossas perguntas e, dessa maneira, podemos ter as melhores ideias.

O que outros autores dizem a respeito?

Complementando a ideia da parte II, valorize as ideias dos colaboradores internos. Não valorizar os talentos internos além de ser um desperdício do Lean Manufacturing é um conceito muito bem explicado na obra "Pipeline de Liderança". Nela os autores mostram como um programa de desenvolvimento de líderes internos pode ser essencial para atingir vantagem competitiva.

Já o autor de "Traction", Gino Wickman explora como os empreendedores de sucesso possuem uma visão atrativa e bem definida para o seu negócio. Além disso, eles sabem como comunicar essa mensagem aos colaboradores. A partir disso, é criada uma diretriz a ser seguida por todos dentro da organização, utilizada sempre para desenvolver as soluções e guiar as ações estratégicas.

No livro "Mindset" da psicóloga Carol S. Dweck, é debatido como nossas crenças moldam nosso comportamento e nosso crescimento. Enquanto mindsets produzem visões de mundo definitivas, pessoas podem mudar ao aprender novas habilidades. Seres humanos podem ser ensinados a reagir de diferentes formas, como enfrentar desafios e pensar de outra maneira.

Certo, mas como posso aplicar isso na minha vida?

Agora que passamos pelas maiores dicas encontradas no livro, é importante frisar que é impossível que quase 800 páginas de conteúdo sejam completamente resumidas. Nós apenas arranhamos a superfície de um vasto oceano de ideias.

Mas agora, cabe a você aplicar esses aprendizados no seu dia a dia:

  • Defina quais dicas apresentadas mais se encaixam na sua realidade;
  • Pense em como cada uma delas irá ser aplicada na sua vida;
  • Coloque em prática;
  • Aprenda com os erros: se uma dica não deu certo, siga adiante e busque novas formas de melhorar;
  • Aproveite o sucesso!

Por fim, deixo um pensamento que Tim Ferriss nos apresenta em seu livro. Ele traz um questionamento que o fundador do PayPal gosta de fazer: "Se você tem um plano de dez anos para chegar a algum lugar, deve se perguntar: por que não faço isso em seis meses?".

Baseado nisso, eu te pergunto: o que falta para que você tire suas ideias do papel e as coloque em prática?

Aproveite tudo que aprendemos com esse livro e foque na execução! Agora é com você!

Gostou dessa análise?

Gostou da leitura? Está animado(a) para entrar em ação e ir à busca do sucesso? Quem sabe você se torna um Titã e, assim, estará nas futuras edições deste livro?

Lembrando que o seu feedback é muito importante para nós!

E para entender todas as dicas desses Titãs, você pode adquirir o livro completo clicando na imagem abaixo:


Nota:

O conteúdo apresentado acima traduz a visão e análise crítica da nossa equipe de redatores, respeitando os fundamentos de propriedade intelectual no Brasil (artigo 8, inciso I).

Nenhuma parte do livro está sendo copiada. São conteúdos únicos e exclusivos, sempre dando créditos aos autores e indicando o link para aquisição da obra completa. A PocketBook4You respeita o código de direitos autorais de acordo com o estabelecido na legislação brasileira, Lei 9.610/98.

Este conteúdo é de propriedade exclusiva da PocketBook4You e está protegido pela Lei de Direitos Autorais em seus artigos 46, I, (a) e em seu artigo 47, isso porque não se trata de reprodução e também não lhe implicam qualquer descrédito, pelo contrário, o direito moral é protegido e, como ressaltado anteriormente, o leitor recebe um link para adquirir a obra. É proibida a reprodução deste material sem a autorização da empresa.

添加收藏夹
添加阅读
标为已读
Create Account
免费注册

然后每周收到畅销书阅读和聆听的摘要. 想什么时候就什么时候吧!